A imprensa internacional parece ter sido pega de surpresa com a resiliência da direita no Brasil e o crescente distanciamento de uma parcela da população em relação ao lulismo. Veículos renomados, que historicamente nutrem simpatia pela agenda da esquerda, demonstram perplexidade ao relatar que eleitores antes beneficiados por programas sociais agora preferem alternativas conservadoras e modelos econômicos baseados na liberdade de mercado. Em muitos casos, essa cobertura ainda parece guiada por uma leitura ideológica que trata com estranheza qualquer movimento político fora do eixo progressista tradicional, como se a preferência por valores conservadores fosse um desvio, e não uma resposta legítima ao desgaste da velha política e à repetição de promessas que não se convertem em resultados concretos para a vida real das pessoas.

Um exemplo emblemático foi registrado pelo jornal francês Le Monde. A correspondente Anne-Dominique Correa destacou o caso de uma engenheira mineira que, embora já tenha votado em Lula, hoje critica a falta de visão de futuro do governo petista. Para a mídia estrangeira, essa mudança de postura é vista quase como uma ingratidão, ignorando que o eleitor brasileiro amadureceu e busca eficiência econômica, e não apenas assistencialismo dependente do Estado. O que se observa, porém, é algo mais profundo: cresce entre os brasileiros a percepção de que discursos grandiosos já não bastam.

A população cobra resultados, transparência e responsabilidade. Quando o governo falha em entregar melhorias concretas, tolera práticas questionáveis e perde credibilidade moral, torna-se natural que o eleitor busque alternativas mais firmes, ligadas à ordem, ao mérito, à liberdade econômica e à defesa da família.

O New York Times, por sua vez, demonstrou dificuldade em compreender as transformações culturais no interior do país, especialmente na região amazônica. Em tom de estranhamento, o jornal descreveu a ascensão da “cultura caubói chique” e a força do agronegócio, tratando como um “espanto” o fato de uma região rica em recursos naturais preferir a pauta do desenvolvimento e da propriedade privada em vez do ativismo ambiental tradicional.

Esse fenômeno também revela uma crise de valores. Grande parte da sociedade não se contenta mais com narrativas sedutoras ou promessas assistencialistas; ela quer verdade, coerência e temor de Deus na vida pública. Onde há corrupção, ambiguidade e relativização moral, a confiança social se desfaz. E quando isso acontece, a população tende a reagir com rejeição.

Enquanto jornais como o espanhol El País chegam a usar tons apocalípticos para prever o futuro sob o comando da direita — citando economistas alinhados à esquerda para prever desastres que raramente se concretizam —, outros veículos focam no uso das redes sociais.

A cobertura global falhou em captar a profundidade do embate digital, muitas vezes rotulando a comunicação direta da direita como mera “desinformação”, sem entender a conexão real que esses líderes estabeleceram com a base popular. Por isso, o desconforto de certos veículos estrangeiros diz menos sobre o Brasil e mais sobre seus próprios filtros ideológicos. O país real é outro: mais exigente, mais desconfiado e menos disposto a aceitar projetos de poder que se sustentem apenas em discurso.

Na vizinha Argentina, a análise foi mais pragmática. O site Infobae chamou a atenção para as promessas populistas de alto custo financeiro feitas por Lula durante a campanha. No fim, a narrativa estrangeira revela mais sobre o viés ideológico de suas redações do que sobre a complexa realidade de um Brasil que insiste em seguir um caminho de independência e valores conservadores, contrariando o que a elite globalista gostaria de ver nas urnas.

Se a classe política deseja reconquistar legitimidade, precisará oferecer algo que vá além de propaganda: integridade, eficiência, transparência e respeito aos valores que ainda estruturam a maioria da sociedade brasileira.